sábado, 13 de novembro de 2010

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Posição do Deputado eleito Newton Lima Neto a respeito da matéria da Folha de São Paulo de 13/11/2010, intitulada “Laboratório ajuda petista que indicou aliado à Anvisa”

A matéria citada afirma que recebi doação de campanha do setor farmacêutico em troca de ajudá-lo a combater o projeto de um selo de segurança a ser afixado em todas as caixas de medicamentos.

Em minha defesa, cabe deixar claro em primeiro lugar que desconheço a tramitação e não me envolvi em qualquer discussão da Anvisa e do setor farmacêutico sobre a implantação do selo de segurança citado na reportagem.

Mas como o texto do jornal destaca um conjunto de outros temas referentes ao assunto, cabem aqui esclarecimentos a cada um deles. A seguir.

1. Diferentemente do que foi afirmado na matéria, não sou “padrinho político” do farmacêutico Dirceu Barbano. Conquanto tenha apoiado seu nome para o cargo de Diretor da Anvisa, não fui eu quem o indicou, mas sim o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, quando Dirceu trabalhava naquele Ministério. Meu apoio se deu porque conheço seus elevados predicados profissionais que o destacaram como Secretário de Saúde de São Carlos durante minha gestão de Prefeito, como Diretor na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, e também como Coordenador do Programa Farmácia Popular do Brasil. Não é à toa que, pela sua biografia e caráter, teve seu nome aprovado pelo Senado Federal para Diretor da Anvisa.

2. Ao contrário do que dá a entender a matéria, minha atuação profissional e política não se restringe à área da educação. Dentre outros temas relevantes, dedico-me também à área de políticas públicas em Ciência, Tecnologia e Inovação. Na condição de Engenheiro Químico e Doutor em Engenharia e com conhecimento adquirido pela minha atuação como Reitor da UFSCar, ex Vice-Presidente do Instituto Uniemp – Universidade/ Empresa, ex-conselheiro da FINEP e coordenador do setorial de C&T do PT, apresentei minha candidatura a Deputado Federal com uma plataforma (www.newtonlima1318.com.br) também voltada ao incremento da inovação na indústria nacional para alavancarmos nossa competitividade internacional.

3. Entre os setores da indústria nacional que têm a minha atenção e preocupação, destaca-se o farmoquímico, porque foi um dos mais penalizados por políticas anteriores equivocadas, como bem exposto no artigo do Prof. Rogério Cerqueira Leite na própria Folha de São Paulo (Tendências e Debates, pág. A3) em 26/10/10.

4. Participei, de fato, do Seminário do Sindusfarma de junho, quando conheci a pauta do setor e me identifiquei com vários pontos das postulações apresentadas. Eleito Deputado, participei em 26/10 do seminário “Difusão das áreas estratégicas para o Desenvolvimento Competitivo do Complexo Industrial da Saúde”, organizado pela ABDI/ MDIC (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), na sede do Sindusfarma. Na oportunidade e fora do plenário, conversei individual e particularmente com empresários, solicitando apoio financeiro complementar, legal e transparente, conforme corretamente registrado na referida matéria.

5. Finalizo reafirmando meu compromisso, também divulgado na plataforma da candidatura, quanto à urgência da reforma político-eleitoral, com imprescindível financiamento público de campanha. Será também uma ótima e urgente oportunidade para regulamentarmos as doações privadas, a exemplo do que ocorre em outros países, para que se dê, indistintamente, total transparência à relação dos doadores com todos os candidatos.

Newton Lima Neto

4 comentários:

  1. Olá!
    Não estou conseguindo contato via mail. Eles estão voltando. Você possuí algum outro meio onde podemos nos comunicar?

    ResponderExcluir
  2. Lucas, vc pode enviar um e-mail para newtonlimaneto@yahoo.com.br

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. A equipe do Blog Unidos por Analândia agradecer pela sua presença no evento que reuniu Ongs de Combate a Corrupção de todo o Brasil.

    Veja o blog www.unidosporanalandia.blogspot.com

    Analândia apoiou a sua candidatura, confiamos que estará olhando por nossa cidade e ajudando na luta contra o o terror da corrupção que atrasa a cidade e escravisa a população.

    ResponderExcluir
  4. Contém comigo, amigos. Estarei olhando por Analândia e também por todo o nosso interior! Abraços!

    ResponderExcluir