sábado, 21 de novembro de 2009

CESAR MAIA TEM RAZÃO

Para não servir de pretexto para que o governador Serra privasse São Carlos de investimentos, engoli muitos desaforos desde o início da sua gestão. Mais do que isso, na esperança de que ele fosse um estadista e pudéssemos juntos trabalhar as demandas do município, deliberadamente não dei publicidade ou ecoei as destemperadas e grosseiras atitudes do governador contra mim. Mas paciência tem limite, sob pena de capitulação. Como continuar quieto quando, mesmo eu não sendo mais prefeito, o governador novamente me insultou e difamou como o fez em Porto Ferreira no último dia 13?


Pensando sempre e acima de tudo em nossa cidade, lutei 24 meses em vão por uma audiência. Diferentemente de seu antecessor Geraldo Alckmin, que despachava regularmente comigo, tratava-me cordialmente e se esforçava para atender nossas reivindicações, redundando em vários projetos exitosos para nosso importante município, Serra jamais me recebeu. Pior, na única oportunidade que sua excelência se dignou a me ouvir – 11 meses após sua posse e dentro da van que nos transportava do aeroporto até o palanque montado em frente ao malfadado Trevo do Tangará/Fagá - Serra repeliu aos berros o pedido de não construção de uma unidade de internação da Fundação Casa em São Carlos, que eu apresentava em nome da maioria esmagadora das forças políticas e sociais da cidade (incluindo, naquele momento, o próprio PSDB municipal).


Mesmo assim, apesar de perplexo e aborrecido, dei-lhe as boas-vindas, discursei respeitosamente e ofertei-lhe um conjunto de presentes relativos ao nosso sesquicentenário. Ele, de forma mal educada, não agradeceu os mimos recebidos em seu discurso.


Seguiram-se, após este episódio, quatro outras manifestações agressivas de Serra contra mim no ano de 2008, a saber: aos desembargadores do Estado, na abertura do ano jurídico (11/02); na inauguração da unidade da FURP em Américo Brasiliense (30/06); na cerimônia de assinatura do contrato de aluguel do galpão do Poupatempo em São Carlos, quando cassou o direito à palavra da autoridade máxima do município (07/08); e pouco tempo depois no calçadão da General, quando meteu o pau no Hospital-Escola e mentiu ao afirmar que eu não dava dinheiro para a Santa Casa.


Fico me perguntando que importância tenho eu para ser alvo de tanta ira. Acabo achando que o ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia, que é do DEM e aliado político do nosso governador, tem razão quando na semana passada chamou Serra de caudilho.


Faz 11 meses que o prefeito Oswaldo Barba está tentando uma audiência com o governador. Você, leitor, acha que isso vai acontecer? Da minha parte e para o bem da nossa cidade, torço para que sim, porque a exemplo do que faz o presidente Lula, inclusive com o próprio Serra, esse é o jeito republicano e eficaz de governar.

2 comentários: