segunda-feira, 2 de novembro de 2009

CIESP SÃO CARLOS: 60 ANOS DE SUCESSO

A noite da última terça-feira (27) foi muito especial para mim. A sessão solene da Câmara presidida pelo Vereador Lineu Navarro na sede do Ciesp, para marcar e comemorar os 60 anos da entidade, foi na verdade uma oportunidade para rever amigos e cidadãos de grande valor que, forjados numa trajetória de notória competência produtiva, escrevem a cada dia a vitoriosa história da indústria em nossa cidade e região.

São empreendedores que, atravessando diferentes cenários políticos e planos econômicos, influiram diretamente no desenvolvimento e na geração de emprego e renda para nossa gente. Passaram por recessões e estagnação econômica nas chamadas duas décadas perdidas, experimentando, sobretudo na era FHC, espetacular aumento de impostos e forte restrição de crédito. Por aqui, entraram neste novo século sem que os distritos industriais tivessem infraestrutura compatível com a qualidade de seus empreendimentos.

Como bem recordou o Juquita, empresário que mais tempo exerceu a presidência do Ciesp, os prefeitos até 2000 não olhavam para as reivindicações da entidade em relação às péssimas condições dos distritos Miguel Abdelnur e CEAT, a ponto da entidade deliberar, em 2000, que o assunto seria discutido com o prefeito eleito, independentemente de quem fosse. Empossado, fiz questão de traçar de pronto uma estratégia em parceria com a entidade para resolver definitivamente a questão, a despeito da gravíssima situação financeira que encontrei no município.

Fomos felizes. O distrito Miguel Abdelnur recebeu iluminação adequada, 4 km de drenagem pluvial, rede de esgoto, rotatória de acesso e 34 mil m² de pavimentação. O mesmo aconteceu com o CEAT, cuja pavimentação será finalizada em breve pelo prefeito Oswaldo Barba que, para tanto, aportou recursos municipais complementares.

Além disso, tive com a Fiesp a satisfação de viabilizar o renascimento da nossa incubadora de empresas tecnológicas CEDIN e lançar nosso terceiro distrito industrial, o CEAT 2, para responder à crescente demanda de novas empresas atraídas, hoje, pelas excelentes condições de vida da cidade e de infraestrutura para suas instalações.

Gostaria de lembrar que o termo parceria é o que melhor define a relação entre a administração municipal e o Ciesp a partir de 2001. Graças a essa sinergia, foi possível dar voz aos empresários também sobre o dia-a-dia da cidade. Sob o comando do Sérgio Pepino, nossa sexagenária instituição contribuiu para a conclusão do ginásio Milton Olaio, a criação dos Conselhos Municipais de Seguramça, e de Desenvolvimento Econômico e Social e a elaboração da lei municipal da Micro e Pequena Empresa que nosso prefeito Oswaldo Barba está enviando à Câmara.

Desejo ao atual presidente do Ciesp, Ubiraci Corrêa, êxito na continuidade dessas parcerias consagradas. A retomada do crescimento da atividade industrial paulista, alicerçada nos reconhecidos acertos da política econômica do governo Lula, indica amplo espaço para o desenvolvimento da indústria sãocarlense. A Fiesp já vê uma retomada incontestável, com um aumento médio de 4,3% em setembro.

Os tempos são outros e o terreno é fértil porque foi bem cultivado. Parabéns Ciesp São Carlos. Obrigado por tudo e êxito ainda maior na sua caminhada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário