segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

PRÉ-SAL NA UNICAMP E NO MUNDO


Em evento realizado pela Unicamp, participei no último dia 4 (sexta-feira) do seminário nacional “Pré-Sal – Um Novo Futuro para os Brasileiros”. Os debates aconteceram durante todo o dia no auditório do Instituto de Economia da universidade e foram divididos em quatro grandes painéis: Criação da Petro-Sal; Capitalização da Petrobras; Compensações Sociais e Ambientais; e Sistema de Partilha (estas últimas duas mesas sob a minha coordenação).

O seminário reuniu alguns dos principais representantes e especialistas no assunto, que puderam explanar e debater o Pré-Sal junto ao público da região metropolitana de Campinas, uma das regiões mais estratégicas e economicamente ativas do Brasil. O encontro foi sediado em um dos mais importantes centros acadêmicos da América Latina, a Unicamp. Estiveram presentes nas quatro mesas debatedoras, representantes de algumas das principais universidades do país, da Petrobras, sociedade civil e parlamentares, formando painéis de debates nos moldes das comissões já existentes no Congresso Nacional. O importante é que as indicações do evento estão sendo encaminhadas ao Senado Federal para colaboração no debate. O objetivo final é proporcionar o amadurecimento contínuo deste desafio que o país começa a enfrentar.

Os debates foram ricos e amplos. Tratamos de pautas como a manutenção ou não da atual Lei do Petróleo; como poderá ser apropriada socialmente a riqueza gerada pelo Pré-Sal; a proposta do novo marco regulatório, que define regras para a exploração e produção de petróleo e gás natural nas áreas do Pré-Sal; qual o papel do Brasil no novo contexto energético mundial; como definir a taxação nessas áreas uma vez que os custos de exploração serão bem maiores; o modelo de sustentabilidade para a extração na camada; cases internacionais que podem servir de paradigma para o Pré-Sal; a criação da nova empresa pública, a Petro-Sal; e a capitalização da Petrobrás para gerir o alto custo da exploração.

E pra reafirmar a importância mundial sobre o tema, o jornal Washington Post publicou reportagem em sua edição de hoje (07/12), onde já coloca o Brasil, devido ao Pré-Sal, como uma nova "Petropotência".

Nenhum comentário:

Postar um comentário