domingo, 27 de dezembro de 2009

SANTO NATAL

Para nós cristãos, o Natal é sempre um momento especial para uma reflexão mais profunda sobre o significado da vida e o rumo que estamos dando para ela. Afinal, Deus escolheu o dia 25 de dezembro para fazer nascer do ventre da Virgem Maria aquele que veio ao mundo para nos guiar na direção da fé em seu Pai e dos valores do relacionamento humano, fraterno e solidário.
No evangelho, encontramos uma imensidão de passagens em que Jesus Cristo dá exemplos nesse sentido e que podem ser resumidos na sua tão conhecida pregação - “Amai ao próximo como a ti mesmo!”. Muito conhecida mas, infelizmente, pouco praticada. O que se vê multiplicar é o egoísmo, a intolerância, o preconceito, a ambição desmedida e a violência sem limites. Por isso, quando alguns constroem suas vidas à luz das orientações do Nosso Senhor, sobressaem-se porque são capazes de se desprender e ajudar aos que mais necessitam. É esse precisamente o caso do padre Agnaldo. Nos 18 anos em que militou em São Carlos à frente da causa dos direitos das crianças e dos adolescentes, ele, sob a interceção de Dom Bosco, deixou sua marca de pastor e educador.
Repito o que escrevi nessa coluna recentemente. Sem o trabalho dos Salesianos, coordenado pelo padre Agnaldo, São Carlos não se transformaria em referência nacional em políticas para a juventude. Como qualquer despedida de um ente querido, confesso que está sendo muito doloroso para mim ver partir o amigo, conselheiro espiritual e gestor consagrado, conduzido pelos Salesianos para uma nova missão, agora em Pindamonhangaba. Como eu e minha esposa Ana pudemos expressar na singela homenagem que lhes prestamos na missa de domingo passado, parte o “Pai e Mestre da Juventude Sãocarlense”, mas estará sempre presente em nossos corações e nos anais da história da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário