quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

UM DIA ESPECIAL PARA NÓS SALESIANOS

Dom Bosco

Hoje será um data marcante e que a família salesiana de São Carlos e região certamente não irá se esquecer. A cidade terá a honra de receber daqui a pouco próximo ao horário do almoço a urna com as relíquias de nosso inspirador, Dom Bosco. Após a chegada da mesma no Educandário São Carlos, ela segue para uma missa no período da tarde na Catedral, onde estarei presente. São poucas as cidades brasileiras que receberão a urna.

Em 2009, a Congregação dos Salesianos comemora 150 anos de fundação. Ao criar em 1859 a Sociedade Salesiana de São Francisco de Sales, Dom Bosco plantou a semente do que se tornaria uma árvore frondosa. A educação salesiana atua através do chamado sistema preventivo, que se apóia nos pilares da razão, da religião e do carinho. Este método busca educar nossos jovens utilizando as forças positivas que se encontram em todo ser humano, evitando assim recorrer aos castigos, destacando as atitudes de gratidão e iniciativa. Com essa prática, cada casa salesiana espalhada pelo mundo se transforma em um lar que acolhe, escola que educa para a vida, paróquia que evangeliza e pátio onde se os amigos se encontram.

Declarado santo em abril de 1934 pelo papa PIO XI, Dom Bosco foi proclamado "Pai e Mestre da Juventude" pelo papa João Paulo II. Em 2015, comemoraremos o bicentenário de seu nascimento. Destaco aqui uma de suas frases que muito me emociona: "Prometi a Deus que até meu último suspiro será para os meus pobres jovens". Quero, na figura do padre Agnaldo Soares de Lima, responsável pela obra salesiana em São Carlos, cumprimentar a todos aqueles que direta e indiretamente cuidam com muito amor de nossos jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário