segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

TRÍPLICE COROA

Emocionado com a homenagem que os Salesianos me prestaram por ocasião da missa de recepção na catedral da urna-relíquia de São João Bosco, pude publicamente destacar as três dimensões da ação do meu padroeiro sobre minha vida. A primeira, de ordem espiritual, intercedendo na minha formação cristã. A segunda, no plano educacional, construindo, no Liceu
Coração de Jesus, em São Paulo, os alicerces da minha formação profissional. A terceira, na conformação dos valores éticos e morais e dos princípios da fraternidade e da solidariedade humana, que me regem como cidadão e homem público.

Iluminado por Dom Bosco e influenciado por seus ideais, pude construir, como professor e reitor da UFSCar e prefeito de São Carlos, uma vida priorizada para as causas da educação e da juventude.

A divulgação nas últimas semanas, de menções e prêmios que notabilizam as políticas públicas para as crianças e os adolescentes postas em prática pelo nosso governo a partir de 2001, na oportunidade em que São Carlos recebe a visita do santo, não pode ser considerada mera
coincidência. São, antes e acima de tudo, bênçãos explícitas daquele a quem o Santíssimo Papa João Paulo II proclamou como “Pai e Mestre da Juventude”.

Se não vejamos. Quando a urna-relíquia chegou ao Brasil, é dado ciência pública de que a Fundação Seade, mais uma vez, constata que o nosso município ostenta a menor mortalidade infantil dentre as cidades médias e grandes do Estado de São Paulo. Tão logo a urna chegou ao nosso Estado, o Fórum Nacional de Segurança Pública e o Ministério da Justiça divulgam extenso estudo que coloca São Carlos como campeã brasileira de proteção juvenil. E poucas horas antes das relíquias de Dom Bosco adentrarem à cidade, na manhã da última quinta-feira, o presidente Lula nos entregava, a mim e ao prefeito Oswaldo Barba, em Brasília, o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar conferido pela OSCIP “Ação Fome Zero”. Parece inacreditável. Mas, para quem crê em Deus, esses fatos revelam-se como abençoados por Dom Bosco.

Não é demais destacar, como também o fiz ao final da celebração, que dentre todos os colaboradores da prefeitura, a obra social dos Salesianos teve um papel e um brilho diferenciados. Sob comando e o carisma do padre Agnaldo Soares de Lima, a ordem contribui
destacadamente na construção da rede de proteção e promoção da juventude sãocarlense. Por isso, os Salesianos de São Carlos merecem todas as nossas homenagens, nosso reconhecimento e nossa gratidão.

Reconhecimento e gratidão que, peço licença aos leitores, não posso deixar de manifestar também aos meus pais. Afinal, se o seu Alcindo e a dona Marizete não tivessem, superando dificuldades financeiras, me matriculado no Liceu, é certo que hoje eu não estaria louvando Dom Bosco e comemorando, com meus concidadãos, a tríplice coroa na permanente luta em defesa dos direitos das nossas crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário