segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

MINISTRA DILMA MARCA PRESENÇA NO INTERIOR DE SP

Eu, Dilma e o prefeito Oswaldo Barba

Tive a oportunidade de estar no último sábado (23), em Rio Claro, quando da visita da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, àquela cidade. Num evento que reuniu lideranças políticas de todo o interior de São Paulo, acompanhei na Estação Ferroviária de Rio Claro a cerimônia de cessão da área ocupada pelos trilhos na região central daquele município, assim como o anúncio de algumas linhas de ações do Governo Federal no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A liberação dos trilhos permitirá ao prefeito de Rio Claro, Dú Altimari e à sua vice Olga Salomão a criação de um novo ciclo de desenvolvimento local. A ministra Dilma lembrou que a retirada dos trilhos é uma questão de segurança e que esta área pode ser transformada no coração verdade da cidade, um Central Park de Rio Claro, com a instalação de equipamentos sociais, esportivos e culturais para todos os quase 200 mil habitantes do município.

O trecho que terá os trilhos da ferrovia retirados em Rio Claro compreende uma extensão de 7 km, indo da Avenida 24 até o distrito de Batovi. Essa faixa de domínio passa para o município e este tipo de ação deve ocorrer em breve em várias outras cidades do interior do país, incluindo São Carlos. Todos os processos referentes às áreas não operacionais da Rede Ferroviária Federal deverão ter sua questões resolvidas baseadas no modelo encontrado em Rio Claro.

O evento em Rio Claro contou também com a presença do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; do representante da Diretoria de Infraestrutura Ferroviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Geraldo Lourenço de Souza; do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer; e do prefeito de São Carlos, Oswaldo Barba, entre outras autoridades, prefeitos e deputados.

Em seu discurso, a ministra Dilma lembrou que o Governo Lula tem um caráter republicano e que destina recursos a todas as cidades e governos estaduais, indistintamente e independente de partido. Para ela, foi importante destacar isso, porque estávamos todos na terra natal de um defensor ferrenho dessa prática, a do respeito federativo, que foi o Dr. Ulisses Guimarães.

Dilma ainda afirmou que o PAC 2 terá como foco principal o saneamento básico. A ministra informou que só no estado de São Paulo o Governo Federal está investindo, por exemplo, R$ 1,1 bilhão em obras de drenagem. Teremos, assim, menos alagamentos, menos desabamentos e deslizamentos e, consequentemente, menos mortes. Dilma ainda criticou a ausência do Estado antes do Governo Lula em questões essenciais como o cuidado às crianças e às famílias. Ela finalizou dizendo que, dentro do PAC 2, outro objetivo é levar creches para todas as crianças deste país, além da instalação de 500 Unidades de Pronto-Atendimento, as chamadas UPA’s, que prestarão um serviço de saúde importante e com mais agilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário