segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

30 ANOS DE PT E A LUTA CONTINUA


No dia 10 de fevereiro o PT completou 30 anos de história. Sobre este relevante fato político brasileiro, assim escreveram seus presidentes Ricardo Berzoini, que concluiu seu mandato, e José Eduardo Dutra, que tomou posse, em artigo no jornal Folha de S.Paulo nesse mesmo dia: “Três décadas construindo a democracia no Brasil, trajetória construída paulatinamente e marcada por luta pelos direitos sociais, defesa dos interesses nacionais, do desenvolvimento nacional e da integração latino-americana... Um partido que nasceu com um projeto de uma nova democracia política, oriundo das lutas sindicais e populares para construir um país justo e democrático, defensor de nossa soberania, de nossas riquezas e do interesse público”. E prosseguem os companheiros: “Em sua trajetória histórica, como ente coletivo, o PT refletiu e mudou, mas nunca mudou de lado, como mostram as conquistas do Governo Lula. Temos hoje 1 milhão e 300 mil filiados que acreditam no projeto e militam para que ele prossiga... Ao longo de sua trajetória, o PT soube usar essa característica para, com seus militantes, mobilizar e conquistar. Empunhamos bandeiras históricas, como a da luta pela terra, pela saúde, pela educação, pelo emprego, pelos direitos humanos, pela integração continental, pela defesa das minorias e contra a discriminação... Dessa forma avançamos, chegamos às prefeituras e aos governos estaduais, ampliamos as bancadas parlamentares e as bases sociais, até a vitória histórica de Lula em 2002. As grandes bandeiras de nossa luta foram materializadas no Governo Lula, que colocou o Brasil no rumo da redução acelerada das desigualdades sociais e regionais, ampliando a renda interna, gerando um mercado de massas, criando empregos e políticas públicas transformadoras, arquivando a teoria do Estado mínimo, que tantos males causou ao Brasil. O governo do PT mudou a imagem do país, levando-o a um novo patamar no cenário mundial. Lula é referência internacional”.

No dia 11, assumi, honrosamente, mais uma vez a presidência do diretório do partido em nossa cidade. Sobre e nessa condição participei como observador do 4º Congresso Nacional do PT em Brasília, ao lado do nosso prefeito Oswaldo Barba. Foi um momento eletrizante e marcado pela presença de centenas de dirigentes, governadores, parlamentares, prefeitos e delegados internacionais, que culminou com o lançamento da pré-candidatura da companheira Dilma Rousseff à presidência da república. Para registrar o significado político deste ato, valho-me mais uma vez do artigo dos referidos dirigentes partidários: “Nossos militantes, com os partidos aliados, preparam-se agora para construir um programa que garanta as mudanças implementadas pelo governo Lula, aprovadas por mais de 80% da população, e apresente novas metas ao povo brasileiro. Desejamos consolidar o projeto democrático popular colocado em prática pelo governo Lula, mas aprofundando e acelerando os avanços conquistados”.
E concluo assinando embaixo, com entusiasmo, mais uma vez com o texto dos companheiros: “Aos 30 anos, o PT olha para sua história com o orgulho de quem ajudou a construir a democracia e hoje lidera o governo mais popular da história do Brasil. Mas olhamos para a frente com a humildade de quem sabe que na política cada desafio vencido abre dezenas de novas responsabilidades. Viva o PT!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário