domingo, 28 de fevereiro de 2010

ALDEIA GAULESA


Completo hoje 57 anos. Ontem, o prefeito Oswaldo Barba completou 60. Nesse clima de festa, nada melhor do que exprimir a alegria de uma relação interpessoal marcada pela amizade e pelo companheirismo. O vínculo nasceu a partir do momento em que nos conhecemos em São Paulo, no café da lanchonete do Conjunto das Químicas da Cidade Universitária, em março de 1977. Éramos alunos do mestrado da Poli e, quis o destino, o Barba aceitou o meu convite para voltar à UFSCar, onde se formara em Materiais, para me ajudar na implantação do curso de Engenharia Química.

A amizade era tanta que o Barba e a Cidinha se tornaram padrinhos do meu casamento com a Ana. Nossos filhos cresceram amigos e sempre que possível, comemoramos nossos aniversários em conjunto, como fizemos ontem em outra festa memorável. Imbuídos de idênticos valores morais e ideológicos e, invariavelmente, sonhando os mesmos sonhos, construímos juntos uma trajetória de conquistas profissionais, sindicais e políticas: fomos dirigentes da Adufscar, reitores da Federal e presidentes da Andifes – a nossa associação nacional, e eleitos prefeitos de São Carlos pelo Partido dos Trabalhadores.


Como faz parte, infelizmente, da natureza humana, não falta quem, por inveja, ciúme ou interesse político, insista e invista em tentar maquiavelicamente nos jogar um contra o outro. Energia e tempo jogados fora. Nossa relação pessoal foi, é e será inabalável e está acima de caprichos pessoais.


Assim é que, desde a vitória do Barba em 2008, venho trabalhando pela sua reeleição para completarmos o ciclo de 16 anos de gestões virtuosas que, como diz a população, vêm mudando a cara da cidade. Quanto a mim, se o PT quiser e a população de São Carlos e do estado assim entenderem, espero poder continuar colaborando com o Barba e ajudando a cidade, o estado e o meu país como parlamentar.


Para os incrédulos e renitentes, recomendo a leitura da fascinante história em quadrinhos “Astérix – A Cizânia” (15º volume, de 1970), um divertido e profundo libelo dos grandes artistas franceses Goscinny e Uderzo. Na obra, César tem um novo plano para conquistar a aldeia gaulesa, semeando a discórdia através de Tulius Detritus (um autêntico especialista em estratagemas sujos). O plano de Detritus passa por valorizar Astérix, convencer os gauleses de que ele vendeu a poção mágica aos romanos, plantando intriga e desconfiança para minar a unidade da aldeia. Depois de caírem na real, nossos heróis Astérix, Obélix, Panoramix e Abraracourcix desmascaram Detritus e reforçam a unidade da aldeia. Mais uma vez os gauleses venceram os romanos. Qualquer semelhança com o que está acontecendo por aqui não é mera coincidência.


Parabéns pelo seu aniversário amigo e companheiro Barba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário