domingo, 14 de fevereiro de 2010

A MAIOR FESTA POPULAR DO PLANETA


O mundo reconhece: o carnaval brasileiro é a maior festa popular do planeta. Sambas-enredo, samba no pé, fantasias, alegorias e, sobretudo, alegria, muita alegria.

Arte que nasceu democrática e popular, o carnaval é uma manifestação do povo, para o povo e pelo povo. Mesmo que a elite dele usufrua, mesmo que o merchadising dele se aproveite, o povo é o protagonista dessa festa multirracial. Em qualquer bairro, de norte a sul deste país, sempre haverá foliões cantarolando alguma marchinha, partido alto, samba-canção, frevo, axé, maracatu etc., num universo encantado de ritmos e letras que, mergulhadas em graça e irreverência, derrubam códigos e preconceitos, superam a timidez e proclamam a liberdade e alegria de viver. É claro que, como em toda atividade humana, no carnaval há excessos, desrespeito e violência. Mas não é o tom e, por isso, deve ser cultuado e cultivado, até porque muitas vezes é um canal de expressão política. Quem não se lembra, por exemplo, do samba-enredo da Imperatriz Leopoldinense em 1989: “Liberdade, liberdade! Abre as asas sobre nós”.

Com esses pensamentos, nosso governo promoveu a reconstrução do carnaval sãocarlense a partir de 2001. Em conjunto com as escolas e sob a batuta da querida companheira Telma Olivieri, uma aguerrida militante da causa da cultura popular, demos apoio financeiro, estruturamos o desfile em um novo e plano local – a Passarela do Samba na Avenida do Trabalhador Sãocarlense, fizemos renascer a apresentação das magníficas fantasias de luxo produzidas pelos nossos talentosos carnavalescos, espalhamos a festa pelos bairros e nos dois distritos (Água Vermelha e Santa Eudóxia), contratamos atrações consagradas e incentivamos os projetos de educação musical para crianças e jovens. E para formalizar a relação do governo municipal com as entidades recreativas, instituímos a Comissão Municipal de Carnaval por meio da Lei Municipal n^o 13.861/06. Conscientes de que mais do que dar o peixe era preciso ajudar a ensinar a pescar, já havíamos apoiado a formação no ano anterior (2005), da Liga das Escolas de Samba para que ela, com recursos públicos e privados, fosse, pouco a pouco assumindo seu papel protagonista na gestão do carnaval sãocarlense. Esse processo culminou agora, na gestão Oswaldo Barba, com a decisão do prefeito de repassar os recursos municipais diretamente à Liga, como é feito nos grandes centros carnavalescos do Brasil.

E para que o carnaval da cidade não perdesse suas raízes, demos o nome de Odette dos Santos, a nossa “Dama do Samba” e uma das fundadoras do Grêmio Recreativo Familiar Flor de Maio, ao Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira, também criado em nosso governo.

Na última quarta-feira (10), num ato de generosidade que muito me emocionou, fui nomeado Presidente de Honra da Liga das Escolas de Samba de São Carlos. Aumentou a minha responsabilidade com o sucesso das próximas edições do carnaval da cidade. Mas tenho certeza de que, ao lado do prefeito Barba e da presidente da Liga, Maria Angélica Enéas, vamos construir um projeto de apoio às cinco escolas para que, fortalecidas, possam engrandecer ainda mais nosso carnaval, preservar e promover nossa cultura e apoiar os projetos de inclusão social via educação musical. Um alegre e feliz carnaval a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário