segunda-feira, 5 de outubro de 2009

MEDALHA DE OURO PARA O PRESIDENTE LULA


Quem viu ou ouviu, se emocionou. O discurso do presidente Lula na última sexta-feira, na reunião do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Copenhage (Dinamarca), para a escolha da sede dos XXXI Jogos Olímpicos Era Moderna, fez a diferença.

A exemplo do que ocorrera quando ganhamos a disputa para sede da Copa do Mundo de 2014, nosso presidente mostrou firmeza, determinação e sobretudo emoção para que no resultado final desse Rio 2016. Ganha o Rio de Janeiro porque, a exemplo de Barcelona, vai experimentar uma inevitável revitalização urbana, e ganha o Brasil porque, além da valorização do esporte, vai ter seu desenvolvimento econômico ainda mais acelerado (construção civil, comércio, serviços, turismo sustentável etc.).

Lula, em seu discurso, deixou claro a todos os presentes e membros do COI a receptividade e a alma do povo brasileiro. Ele demonstrou a importância do país no novo mapa da economia mundial e deu garantias da realização dos Jogos no Rio. “De todos os países que são candidatos hoje, somente o Brasil não recebeu uma edição dos Jogos Olímpicos. Para os outros, será apenas mais uma Olimpíada. Para nós, será 'a' Olimpíada”, ressaltou o presidente.

Um termômetro da liderança e do reconhecimento do Brasil no novo cenário internacional foi dado nada mais nada menos pela própria repercussão do assunto na imprensa mundial e o principal jornal espanhol, o madrilenho El País, publicou em sua versão online instantes após a decisão do COI: “Rio combina paixão e economia... Brasil apelou para seu direito de mudar a história de 400 milhões de sulamericanos e para a sua economia em crescimento”. Já o The New York Times destacou que “A candidatura do Rio é que mais faz sentido economicamente. O Brasil tem uma economia em desenvolvimento impulsionada pelas commodities, que tem se saído bem apesar da desaceleração global. Sua dívida recentemente recebeu grau de investimento. E é um lugar populoso e o custo das Olimpíadas representa apenas 1% do seu PIB”.

Orçados pelo Comitê Olímpico Brasileiro em quase R$ 26 bilhões, os Jogos do Rio marcam a realização, pela primeira vez na história, de uma Olimpíada na América do Sul. O orçamento projetado será coberto pelos governos federal, estadual e municipal, além da injeção de valores do Comitê Organizador dos Jogos – que capta verbas do COI, de patrocinadores e da iniciativa privada.

De acordo com o resultado de uma pesquisa feita pela Fundação Instituto de Administração (FIA) da USP, encomendada pelo Ministério do Esporte, a previsão é de que o impacto dos Jogos na economia brasileira chegue a R$ 102 bilhões.

Essa vitória histórica prova que o presidente Lula mais uma vez está com a razão ao afirmar que o Brasil precisa perder o complexo de inferioridade e fortalecer sua auto-estima. Para o país tornar-se potência mundial é preciso acreditar nisso e afirmar com convicção: "Sim, nós podemos! "

Confesso que cada vez mais me orgulho de privar da amizade e poder, mesmo que modestamente, colaborar com Lula, um político cada vez mais querido por seu povo e que vem se transformando num dos maiores estadistas contemporâneos. Parabéns presidente! Você ganhou mais uma medalha de ouro na política mundial.

2 comentários:

  1. O presidente Lula discursou com maestria, e com argumentos fortes e muita emoção nos trouxe os jogos olímpicos. Cada dia sinto mais orgulho do nosso presidente e deste governo que mudou o nosso país e tb, com sua ajuda, nossa cidade!

    ResponderExcluir
  2. Grato pelo comentário, Wendy. Lula fez a diferença e isso foi reconhecido pela própria imprensa internacional. Abraço!

    ResponderExcluir