segunda-feira, 26 de outubro de 2009

METICULOSA E OBSTINADA

Eu e Dilma no Hospital-Escola de São Carlos

Histórica e marcante. Esses são os termos que encontro para definir a visita da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, em São Carlos, na última segunda-feira (19), acompanhada pelo também ministro José Gomes Temporão (Saúde).

Após a etapa na vizinha Araraquara, onde Dilma, junto ao ministro Orlando Silva (Esporte), visitou a Arena da Fonte, totalmente remodelada com recursos do PAC, obtidos pelo então prefeito Edinho Silva, a ministra nos brindou em São Carlos com uma palestra eloquente, onde detalhou para prefeitos (de todos os partidos), empresários e lideranças da região centro-nordeste paulista as principais realizações e investimentos do Governo Federal no país e, com maior detalhamento, no estado de São Paulo. O Governo Lula, lembrou Dilma, investiu pesado em parceria com o governo paulista nas importantes obras do Rodoanel e nas novas linhas do metrô na capital. Ela fez ainda um balanço positivo da geração de empregos em 2009, do PAC, do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida” e dos grandes projetos nacionais voltados para o setor energético (entre eles o Pré-Sal). Ainda sobre este último tema, Dilma destacou que a Cidade da Energia em São Carlos tem importância estratégica para o Brasil.

De maneira republicana, a ministra atendeu e deu atenção a todos os prefeitos, os quais foram nominados um a um por Dilma antes de iniciar sua apresentação. Ela também saudou entusiasticamente o anúncio feito instantes antes pelo ministro Temporão, que liberou R$ 22 milhões via Ministério da Saúde, solicitados pelo prefeito Oswaldo Barba para a aquisição de equipamentos e mobiliário para o 2º módulo do Hospital-Escola Municipal, objeto de visita da ministra após o encontro com os prefeitos.

Com muita simpatia, Dilma fez questão de conhecer o 1º módulo do H.E. em funcionamento, andar pelas obras, cumprimentar a população e conversar com os operários responsáveis pela construção. Lembrou ainda que o primeiro pilar do novo complexo hospitalar foi concretado pessoalmente pelo presidente Lula, quando de sua visita inesquecível a São Carlos, em 31 de março de 2005.

Com a presença significativa da imprensa local, regional e nacional, Dilma respondeu a todas as indagações dos profissionais de comunicação. Em sua primeira passagem oficial pela região, a ministra fez questão de conhecer os projetos detalhadamente. Destaco, para finalizar, uma referência feita pela ministra, na qual ela valorizava o papel das mulheres na sociedade e na política brasileira. Dilma afirmou que: “As mulheres são mais meticulosas e obstinadas”. Ao que eu acrescento: “Sua obstinação pelo bem-estar do povo brasileiro e a forma meticulosa com que gerencia competentemente os projetos e programas do Governo Federal são provas cabais da sua assertiva”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário