segunda-feira, 26 de outubro de 2009

SÃO CARLOS É MODELO DE CIDADE TECNOPÓLO


Para uma platéia formada por prefeitos, secretários municipais, administradores, executivos e profissionais da área de Tecnologia & Inovação da região do Vale do Paraíba, ministrei a palestra (foto) “Formação e Consolidação de Municípios Tecnopólos” durante o seminário que levou o mesmo nome e que foi realizado na última sexta-feira (23) em São José dos Campos, com promoção da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) e do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba (Codivap).

Tracei em minha explanação um panorama histórico sobre o tema, tomando como exemplo a cidade de São Carlos, mostrando desde o início do processo de instalação dos principais centros de pesquisa no município (USP, UFSCar, Embrapa Pecuária Sudeste e Embrapa Instrumentação
Agropecuária) até os dias atuais, com a consolidação de seus parques tecnológicos, com destaque especial para o primeiro parque de 3ª geração do país – o Parque Eco-Tecnológico Dahma.

O objetivo do evento em São José dos Campos foi debater políticas de desenvolvimento econômico e ações que possam contribuir para ações que transformem os municípios, gerando mais emprego e renda aos cidadãos. É fundamental propiciar ambiente para novos investimentos através da adoção de políticas públicas de tecnologia, inovação e de arranjos produtivos locais. Isso foi feito a partir de 2001 com êxito em São Carlos e hoje a nossa Capital da Tecnologia e do Conhecimento é referência em toda a América Latina nesse tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário