domingo, 21 de março de 2010

MINISTRA NILCÉA FREIRE, UMA AMIGA QUE RETORNA A SÃO CARLOS

Ministra Nilcéa (esq.) e eu (dir.) na última sexta, em São Carlos

Prestigiei na última sexta-feira (19) a visita a São Carlos de Nilcéa Freire, ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) da Presidência da República. Nilcéa lançou na cidade o projeto “Mulheres de São Carlos Construindo Autonomia”, que visa promover a inclusão social e a autonomia das mulheres em situação de vulnerabilidade sócio-econômica. O evento faz parte das comemorações do mês da mulher.

Nilcéa tem atuado desde o início de 2004 com afinco no estabelecimento de políticas públicas que contribuem para a melhoria da vida de todas as brasileiras e que reafirmam o compromisso do Governo Federal com as mulheres do país.

A ministra Nilcéa disse também que a política implementada no Governo Lula tem conseguido diminuir a dependência das mulheres para com os homens. Segundo ela, o projeto lançado anteontem em São Carlos é um exemplo disso, possibilitando que mulheres consigam sua independência financeira e, o mais importante, em muitos casos as livra da violência de seus companheiros.

Da minha parte quero agradecer às várias menções que recebi de autoridades presentes ao evento por ter iniciado durante minha gestão à frente da prefeitura de São Carlos (2001/2008) diversas ações de políticas públicas voltadas para a mulher, como a criação da Casa Abrigo há nove anos e que já acolheu mais de 200 mulheres em situação de risco, segundo dados da atual secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Rose Mendes.

Faço questão de destacar a amizade que tenho com a ministra desde o início da década de 90, quando eu e a Nilcéa estávamos na direção de duas das mais importantes universidades públicas do Brasil. Enquanto ela era reitora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) eu era reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário