segunda-feira, 8 de março de 2010

QUE VERGONHA, GOVERNADOR!

Responda-me, caro leitor: o que pode levar um governador a não inaugurar uma obra de R$ 4,3 milhões? A) arrependimento pela insensatez da obra realizada?, B) desconforto pela forma autoritária com que ela foi imposta a uma comunidade?, C) penitência pelo gasto desnecessário do dinheiro público? ou D) tática eleitoral de um pré-candidato a presidente que sabe que sua obra é impopular por ser ineficaz, desnecessária e desrespeitosa com toda uma cidade? Considerando a personalidade do governador José Serra, acertaram os leitores que apontaram a alternativa D.

Serra amarelou e não veio a São Carlos inaugurar a Unidade de Internação da Fundação Casa (antiga Febem) que ele dizia ser uma obra importantíssima. Mais do que isso: para evitar o constrangimento e a perda de votos para si e para a delegação parlamentar que o acompanha na região – deputados Lobbe Neto e Massafera (ambos do PSDB) -, determinou que as atividades da ex-Febem fossem iniciadas na surdina na última quarta-feira (3/3).

Que coisa triste e feia, governador!

Meses atrás, o Fórum Nacional de Segurança Pública, a partir de metodologia desenvolvida pela UERJ e com dados de 2006, distinguiu São Carlos como a cidade de menor vulnerabilidade juvenil do país. Como já escrevi nesta coluna, esse foi o maior reconhecimento que recebi em toda a minha vida pública. Concorreram para tanto, dentro vários programas e ações que compuseram nossa política de proteção e promoção da juventude, o apoio incondicional da nossa prefeitura ao Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) e ao conjunto das medidas sócio-educativas preconizadas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Pois bem, afirmo categoricamente que o governador Serra vem desconstruindo dia-a-dia essa política social e a história vai julgá-lo como o exterminador das ações que transformaram São Carlos em referência nacional nessa área. De quebra, como acontece nas cidades que têm o fracassado modelo “Febem”, o governador também será responsabilizado pelo piora dos indicadores de segurança pública do município.

E a propósito: quando o Serra vai anunciar a instalação da Fatec São Carlos, como prometeu na sua campanha a governador em 2006? E como perguntar não ofende, quando o deputado Lobbe Neto vai se posicionar sobre a vinda da Febem e a não vinda da Fatec? A população tem o direito de saber, finalmente, o que ele pensa sobre estes assuntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário