segunda-feira, 22 de março de 2010

SÃO CARLOS APRESENTA O 1º PARQUE TECNOLÓGICO DE 3ª GERAÇÃO DO BRASIL

Eu e José Octavio Armani Paschoal (dir.), presidente do Instituto Inova, gestor do novo Parque Tecnológico de São Carlos

O Brasil ganhou hoje seu parque tecnológico mais diferenciado. Estive presente ao lançamento oficial do Parque Eco Tecnológico Damha, em São Carlos, o primeiro do país no gênero 3ª geração. Tenho a honra de ter contribuído com esse processo durante minha gestão à frente da prefeitura de São Carlos (2001/2008). O projeto pioneiro agrega os mais modernos conceitos de sustentabilidade unindo espaço de lazer, esportes e moradia a um complexo empresarial e de negócios, com foco em novas tecnologias e inovação, proporcionando melhor qualidade de vida.O Parque Eco-Tecnológico Damha São Carlos veio criar, ampliar e aprimorar oportunidades de investimento e negócios envolvendo novas tecnologias, estimulando a sinergia entre universidades, institutos de pesquisa e empresas no município.

O empreendimento traz muitos diferenciais em relação aos demais Parques Tecnológicos existentes, principalmente por incorporar o conceito de sustentabilidade às edificações industriais, de modo a minimizar os impactos e colaborar com a preservação do meio ambiente no qual ele está inserido. O Parque Eco-Tecnológico São Carlos vai priorizar empresas que fazem uso do desenvolvimento de pesquisas, de apoio, de serviços e produção, que se enquadrem nas seguintes categorias: sem risco ambiental, ou com risco ambiental leve, de baixo grau de nocividade e médio grau de incomodidade. Também poderão se instalar no local empresas voltadas a transformar conhecimento em desenvolvimento, em especial aquelas ligadas à criação de tecnologias da informação, da comunicação, formas e processamento de energia, biotecnologia, eletrônica, instrumentação, serviços, meio ambiente e agronegócios, entre outros.

O envolvimento direto de grupos de pesquisa da USP São Carlos, da UFSCar, da Unesp Araraquara e das unidades da Embrapa em São Carlos (Pecuária Sudeste e Instrumentação Agropecuária) em torno do projeto, é outro diferencial do Parque Eco Tecnológico de São Carlos, que conta também com apoio do Sebrae, entre outros parceiros.

Pra nosso orgulho, São Carlos é a única cidade paulista a possuir dois parques tecnológicos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário