
São Carlos era uma cidade que relegava até o ano 2000 ao segundo plano, com raras exceções, suas indústrias de tecnologia e não olhava para aquilo que suas universidades produziam. Não havia sinergia entre as partes. Até então a administração pública não entendia que as universidades são a grande mola propulsora para o desenvolvimento deste município. Como exemplo do descaso com essa nossa vocação, sequer fora o Centro Empresarial de Alta Tecnologia, o Ceat, além do distrito industrial Miguel Abdelnur. Mudamos essa realidade e hoje caminhamos para um terceiro distrito industrial, comprovando que nossa trajetória está intimamente ligada às universidades e a produção de ciência, tecnologia e inovação.
O Cedin é uma incubadora criada para atuar junto a empresas de tecnologia nascentes, oferecendo serviços de apoio administrativo, orientação jurídica, comercial, financeira e assessoria empresarial às empresas residentes e associadas ao Programa de Incubadora de Empresas de São Carlos. Sua atuação tem reconhecimento dos novos empreendedores que contam com infra-estrutura e ações de gestão empresarial, tecnologia, mercado e comunicação, além de consultorias e exposições em feiras. Hoje, o Cedin atende 32 empresas nascentes, que no ano passado faturaram mais de R$ 10 milhões e geraram 210 postos de trabalho.
A incubadora conta ainda com a parceria do Instituto Inova, gestor do Parque Eco-Tecnológico Damha, de São Carlos que, desde 2008 é responsável pela gestão de projetos e pela oferta de consultorias especializadas em empreendedorismo de base tecnológica. Além do Inova, o Cedin mantém parcerias com a Prefeitura Municipal de São Carlos, o Sebrae/SP e o Governo Estadual. Com infra-estrutura mantida pela Prefeitura Municipal, as empresas ligadas ao Cedin movimentam recursos investidos por agências governamentais de fomento, como a Fapesp, o CNPq e a Finep, tendo vários projetos aprovados por este programas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário