quinta-feira, 27 de maio de 2010

COM O MINISTRO REZENDE NA CONFERÊNCIA NACIONALDE CT&I


Termina nesta sexta-feira (28), em Brasília (DF), a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I), promovida pelo Governo Federal através do Ministério da Ciência & Tecnologia. O encontro reuniu nesta semana, na capital federal, pesquisadores, analistas, empresários e representantes da sociedade civil para debater e formular propostas para a consolidação de uma política de Estado em ciência, tecnologia e inovação que tenha como foco principal o desenvolvimento sustentável.

Este é o tema principal da Conferência, o qual comungo. Outros assuntos como as mudanças climáticas, energia, recursos naturais, desigualdades regionais, educação científica de qualidade em todos os níveis, e o uso da ciência e tecnologia para o desenvolvimento social e da saúde devem estar sempre na Agenda Nacional. Nesta quinta-feira os debates giraram em torno da segurança alimentar no contexto da CT&I.

Aproveitei o evento e apresentei ao ministro da Ciência & Tecnologia, Sérgio Rezende (no foto acima, comigo), a reportagem que está nesta semana dando destaque à cidade de São Carlos na edição da revista Carta Capital, intitulada “A capital da inovação”.

Além do MCT, a 4ª Conferência Nacional de CT&I tem como realizadores o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE); o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti); e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Paralelamente à Conferência, coordenei a reunião do setorial nacional de CT&I do PT, que tratou do programa de governo da pré-candidata à presidência Dilma Rousseff na área em questão. Em 2002, tive a honra de ter sido o coordenador geral do programa de governo na área de Educação do então candidato Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário