terça-feira, 18 de maio de 2010

FICHA LIMPA HOJE E SEMPRE

A imprensa divulgou recentemente que nada menos nada mais do que 40% dos atuais 513 deputados federais poderiam figurar na lista daqueles que teriam suas candidaturas não deferidas, caso o projeto de lei “Ficha Limpa” passe a vigorar já nas eleições de outubro próximo. Isso representa 203 parlamentares. No Senado, essa “peneira” limaria 38% do quadro presente na Casa. Segundo a ONG Transparência Brasil, essa “bancada” seria suficiente para impedir o avanço do projeto no Congresso Nacional.

Mas mesmo com atrasos engendrados “providencialmente” por parte dos fichas sujas, a Câmara dos Deputados aprovou no último dia 11 o projeto. Com texto-base do relator, o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), o “Ficha Limpa” foi aprovado, tendo tido todos os destaques que o desfigurariam sendo derrubados um a um. Devido à habilidade política do deputado Zé Eduardo, uma reserva moral dentro do Congresso, o projeto passou na Câmara e seguiu para o Senado, onde está nas mãos do relator Demóstenes Torres (DEM/GO). José Sarney (PMDB/AP) afirmou que irá agilizar o trâmite do “Ficha Limpa” para que, aprovado, siga para sanção do presidente Lula.

Mais do que uma faxina em Brasília, o projeto, que tem hoje quatro milhões de assinaturas populares (eram 1,6 milhão quando da sua proposição em setembro de 2009), significa um avanço para toda a sociedade brasileira na obstrução legal daquelas candidaturas de pessoas condenadas por órgãos colegiados (mais de um juiz) em virtude de crimes graves como racismo, homicídio, estupro, tráfico de drogas, crimes ambientais e desvio de verbas públicas entre outros. Essas pessoas devem ser preventivamente afastadas das eleições até que resolvam seus problemas com a Justiça Criminal. O projeto prevê também a inelegibilidade de parlamentares que renunciaram ao cargo para evitar abertura de processo por quebra de decoro ou por desrespeito à Constituição Federal, fugindo assim de possíveis punições, assim como a de pessoas condenadas em representações por compra de votos ou uso eleitoral da máquina administrativa.

Se aprovada em tempo para vigorar em 2010, essa limpeza ética e moral no quadro dos políticos brasileiros teria forte impacto nas eleições proporcionais (deputados) em todo o país. Com a ampliação do acesso às informações, principalmente via internet, qualquer cidadão pode, como exemplo e por conta própria, consultar se determinado candidato tem ou não “Ficha Limpa” dentro dos parâmetros propostos no projeto. Essa ferramenta é uma verdadeira utilidade cidadã e democrática. Através dela nenhum eleitor poderá argumentar que foi ludibriado pela escassez de informações sobre a vida pregressa de qualquer candidato. É importante que, independente do caminhar do projeto em Brasília, tenhamos a missão de passar à frente essa idéia originada no Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (www.mcce.org.br) e que eu apoio incondicionalmente desde o seu surgimento. Estejamos sempre vigilantes!

2 comentários:

  1. Olá Professor, bom dia.

    Nasci em São Carlos, ano 1975, trabalho na USP e sou aluno de pós-graduação da mesma. Minha família também é da cidade, inclusive meu avô que veio da Itália. Ultimamente estou muito decepcionado com a administração da cidade. Sou morador do jardim de Cresci, novo bairro que fica entre o jardim dona Francisca e Azuville. Estamos passando por um verdadeiro transtorno. Lixo que se acumula nas vias públicas, problemas com áreas públicas mal cuidadas, abandono geral de policiamento, asfalto em péssima condição, carroceiros e catadores de lixo que utilizam o espaço público para armazenar os lixos e tratar dos animais etc. Enfim, o bairro é considerado de classe média, pagamos caro pelo IPTU, imposto que acho justo, porém, pagamos caro e não temos reversão do imposto para o benefício do bairro. O professor, ainda no cargo de prefeito, criou o código de ética do servidor público municipal, protocolo nº 5.817/05. Este código fala muito de ética, seu próprio nome diz, agora, cadê a cobrança destas condutas? Liguei, protocolei na ouvidoria, fui pessoalmente à Secretaria de Serviços Públicos e, até agora nada foi resolvido. Será que a quebra de um código de ética, por servidores públicos municipais, inclusive o atual prefeito, não é considerado FICHA SUJA ???

    Algumas matérias que falam sobre o problema, inclusive os vereadores estão cobrando a prefeitura:

    http://www.saocarlosemrede.com.br/noticia.php?id=9170
    http://www.saocarlosdiaenoite.com.br/noticia.php?n=10033
    http://www.saocarlosdiaenoite.com.br/noticia.php?n=7103


    Contando com seu costumeiro apoio, agradeço a atenção de Vosso Senhoria, prevaleço-me do ensejo para reiterar os protestos de elevada estima e distinta consideração.

    Dagoberto C. Junior – Morador Jardim de Cresci.

    ResponderExcluir
  2. Olá Dago. Tuas reivindicações foram repassadas para os respectivos setores citados por ti junto à prefeitura de São Carlos, para que tenha resposta e resolução o quanto antes dos teus pedidos. Anexei também os links das reportagens que correspondem ao problema por você relatado no Jardim De Cresci. Grande abraço!

    ResponderExcluir