segunda-feira, 28 de junho de 2010

CNJ COMPROVA QUE MODELO DO NAI É MAIS EFICAZ QUE O DA FUNDAÇÃO CASA

* Conselho Nacional de Justiça escolheu São Carlos como modelo nacional em relação às medidas sócio-educativas para jovens em conflito com a lei


Em 2001 criamos uma rede de proteção social em São Carlos, que inclui projetos e ações ligadas à promoção e proteção da criança e do adolescente e que é considerada a melhor do país. Os resultados desse processo nos valeram na última semana uma indicação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) veiculada nacionalmente na imprensa, de utilizar a experiência vitoriosa do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) em outras cidades brasileiras comprovando que o modelo escolhido em São Carlos, defendido e apoiado pelo Governo Lula, é mais eficiente que o adotado pelo Governo do Estado, a Fundação Casa, que é baseado no modelo pedagógico da antiga Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor (Febem).

O NAI e as medidas sócio-educativas aplicadas com os adolescentes em conflito com a lei foram consideradas modelo para o CNJ. No último dia 22, o Conselho lançou o projeto Mutirões da Cidadania, que desenvolverá ações para garantir direitos fundamentais a grupos de maior vulnerabilidade social como idosos, crianças, adolescentes, mulheres e portadores de necessidades especiais.

Na área de infância e juventude, o CNJ decidiu indicar o modelo do NAI de São Carlos para todas as cidades do Brasil. O objetivo é estimular a criação de Núcleos de Atendimento Multidisciplinar para atender menores infratores como acontece com sucesso em São Carlos. Este tipo de atendimento é implantado pela Prefeitura em parceria com o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria e Segurança Pública e Estado. Nossa experiência foi pioneira, ganhou reconhecimento da sociedade, do Governo Federal e é uma pena que o governo estadual o deixe em segundo plano, porém diversas prefeituras do Brasil inteiro nos procuram para implantar este modelo vitorioso e isso nos gratifica muito.

O fato do NAI ser referência para o CNJ é uma honra. O NAI não é apenas um caminho. O NAI é uma realidade. O trabalho humanizado para se investir na recuperação da criança e do jovem dá resultado e mostra qual o rumo que a nossa sociedade deve seguir.

Citando que nos últimos anos o NAI recebeu muitos prêmios importantes, entre eles, o “Innovare: a Justiça do Século XXI”, um dos mais reconhecidos da área e concedido pela Fundação Getúlio Vargas e pelo Ministério da Justiça, que relembrar que São Carlos novamente dá exemplo para todo o Brasil, porque trata seus jovens com o respeito que eles merecem. O que foi feito pelo padre Agnaldo Soares de Lima, o juiz João Batista Galhardo Jr e a então secretária Rose Mendes, entre outros, e que agora tem continuidade no governo do prefeito Oswaldo Barba, é uma mostra de que é possível acreditar no ser humano, pois todos estamos sujeitos a cometer equívocos e merecemos chance de recuperação.

Lembrou também que a efetivação do trabalho do NAI era uma das prioridades da nossa primeira gestão (2001/2004) e que hoje os frutos são colhidos por toda a sociedade sãocarlense, que acreditou e apóia o projeto até hoje. Este é o maior prêmio para nós gestores públicos, ou seja, ter o reconhecimento de nossa cidade e agora, novamente, de todo o país.

São Carlos é considerado o município do país com o menor Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJ-V), com base em dados de 2006 divulgados em novembro passado pelo Ministério da Justiça e Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

2 comentários:

  1. Oi Prof. Newton

    Já decidi junto com minha familia que votaremos no PT (chapa completa) inclusive na sua pessoa como deputado federal.

    ResponderExcluir
  2. Edson, boa noite! Agradeço muito teu comentário, tua confiança, assim como a da tua família também. Faltam menos de 30 dias agora e a Onda Vermelha se espalha mais e mais. Fico feliz também por ter optado pela chapa completa, pois isso nos fortalece ainda mais. Grande abraço!

    ResponderExcluir