terça-feira, 8 de junho de 2010

PAUTA DA MANHÃ: EDUCAÇÃO NA UFSCAR

Roberto Padilha, Lourdes Moraes, eu e Moacir Gadotti, hoje pela manhã na UFSCar

Participei nesta terça-feira, na UFSCar, do Encontro Regional do Programa Município que Educa, organizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) em parceria com o Instituto Paulo Freire e a Prefeitura de São Carlos. Lá estiveram representantes de mais de 70 cidades do interior paulista.

Também presentes ao encontro o prefeito de São Carlos, Oswaldo Barba; o reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho; a presidente da Undime em São Paulo, Suely Alves Maia; e a secretária municipal de Educação, Lourdes Moraes.

Durante o evento, tive a oportunidade de expor, como convidado, um pouco sobre os avanços que São Carlos obteve na área da Educação durante minha gestão como prefeito municipal (2001/2008). Aplicamos 33% do orçamento municipal em Educação, hoje somos a quinta cidade com maior número de bibliotecas públicas por habitante abertas à população do país, criamos diversas Escolas do Futuro, elaboramos o estatuto do magistério municipal e ganhamos o título da cidade que melhor protege seus jovens no Brasil. Isso nos orgulha muito, pois demonstra que a Educação sempre esteve no centro do debate e das prioridades em nossa administração. E o prefeito Barba tem dado continuidade a esse processo com brilhantismo. Foi ele quem tornou 2010 o ano da Educação em São Carlos.

Durante o evento, a Editora e Livraria Instituto Paulo Freire lançou o livro “Educação Cidadã, Educação Integral: fundamentos e práticas”, de Ângela Antunes e Paulo Roberto Padilha, assim como o livro “A Carta da Terra na Educação” e o “Caderno de Formação Qualidade na Educação”, ambos do educador Moacir Gadotti, que me presenteou com uma das obras. O presente que recebi é muito mais que um livro. É a experiência de uma vida toda dedicada à Educação, como é o caso do Gadotti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário