sábado, 26 de junho de 2010

DILMA E MERCADANTE: O RESGATE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA PAULISTA

(Foto - cortesia: César Ogata)
Em artigo anterior (Urge recuperar a educação pública em SP – 1a parte) manifestei minha inconformidade com a destruição da qualidade da escola, promovida em quase três décadas por governos estaduais descrentes do papel estratégico que a educação representa no contexto do crescimento econômico e da construção da cidadania. O fio condutor dessa tragédia paulista foi competentemente tecido por Serra ao nomear como seu Secretário da Educação o mesmo profissional tucano que iniciou o (des)serviço em 1983.

Essa avaliação não decorre apenas da minha condição de educador ou simplesmente de adversário político dos tucanos. Senti na pele, como pai, a progressiva deterioração da qualidade do ensino, já que três dos meus filhos frequentaram a escola pública em São Carlos. Acompanhei de perto o drama dos professores e funcionários e suas constantes manifestações, mobilizações e greves que tentavam e tentam em vão conter a avassaladora desvalorização profissional e chamar a atenção da sociedade para a conspiração praticada contra o futuro das nossas crianças e jovens.


Em vão, porque o estado mais rico da nação oferece o 14o piso salarial do país. Em vão, porque o desempenho escolar dos alunos paulistas se encontra abaixo da média nacional. Os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) dão números à essa triste realidade.


Juntos, Dilma e Mercadante vão dar um fim a esse pesadelo!


Ela, porque dará continuidade ao auspicioso e reconhecido trabalho iniciado em 2003, imbuída, como demonstrou na convenção do PT no dia 13 de junho, que a educação, a ciência e a tecnologia são passaportes para a erradicação da pobreza e construção do Brasil potência mundial. Escrevo isso com a convicção e o orgulho de quem teve o privilégio de coordenar o programa de governo do presidente Lula nessas áreas em 2002 e contribuir, agora, com a elaboração da plataforma da nossa candidata à presidência.


Ele, porque revolucionará a educação quando governador. Ao tê-la elegido como política pública prioritária, Mercadante promoverá a redenção educacional do estado a partir de um plano construído com a contribuição efetiva dos profissionais da rede, das universidades e da sociedade civil. Tudo em sintonia e articulação com os programas executados pelo governo federal. Escrevo isso com a certeza e orgulho de quem milita há três décadas ao lado desse grande político e educador.


Tudo isso está em nossas mãos. É só nós querermos. Nossos descendentes certamente nos agradecerão por isso.


*****


P.S.: A indicação pelo PDT, do professor Coca Ferraz, da USP São Carlos, para vice, engrandece a chapa do Mercadante e reforça o compromisso com a educação que seu governo terá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário