sábado, 5 de junho de 2010

DILMA É O CAMINHO, SERRA O PEDÁGIO


Neste Corpus Christi milhares de paulistas e viajantes vindos de outros estados saíram com as famílias para curtir o feriadão prolongado. Além de um merecido descanso e lazer, certamente se depararam com um bom desfalque no bolso no que tange a questão do altíssimo custo dos pedágios das rodovias estaduais de São Paulo. Estive, à convite do prefeito Adauto Scardoelli, participando da tradicional festa religiosa em Matão, com seus belíssimos tapetes coloridos feitos com pó de vidro e serragem. Pouco mais de 70 km separam São Carlos e Matão. Entre as cidades, um pedágio bidirecional de R$ 10,80. Tive sorte. Em média, a cada 48 km nos deparamos no estado com uma cabine de arrecadação. Já quem saiu de Franca para contemplar no feriado as obras de Portinari em Brodowski e Batatais, desembolsou R$ 24,80 para percorrer 130 km (ida e volta). Pelo menos se encantaram com a arte do nosso grande mestre.

Durante quase 15 anos da gestão tucana no estado, as praças de pedágios se multiplicaram de forma impressionante. Em 1997 eram 40. Hoje, são quase 170. A cada 40 dias um novo pedágio entra em operação nas rodovias estaduais.


O consumidor reclama dos sucessivos aumentos efetuados ao longo do tempo, sentindo no bolso que o preço extorsivo dos pedágios implantados pelo governo do PSDB o lesam não só numa simples viagem até a capital (são R$ 62,00 pagos na ida e volta para quem é de São Carlos e incríveis R$ 118,40 para os moradores de São José do Rio Preto), como também quando consomem os mais diversos produtos, afinal o custo do frete segue sempre esses aumentos. Tudo é repassado pra nós e o disparate é tamanho que enquanto a inflação no período de 1998 a 2009 foi de 99%, as tarifas de pedágios subiram impressionantes 174% no mesmo período.


Durante o governo Serra, segundo dados da Artesp, as concessionárias de rodovias faturaram R$ 4,5 bilhões em 2009, registrando um crescimento expressivo superior a 17% em relação a 2008. Até no necessário rodoanel o governo estadual do PSDB implantou pedágios, quebrando promessa do ex-governador Márcio Covas de que o cinturão viário ao redor da capital ficaria livre de qualquer tipo de cobrança.


O senador Aloízio Mercadante, nosso pré-candidato ao governo de SP, tem viajado de carro por todo o nosso estado e colhe diariamente reclamações de todos os setores e em todos os cantos sobre o tema dos preços abusivos dos pedágios. Recentemente estivemos juntos em Porto Ferreira e ouvimos os caminhoneiros do pólo ceramista reclamarem do gasto e da dificuldade que isso gera com o aumento do frete. Acumulam prejuízos e problemas para trabalharem competitivamente. Os estudantes, os trabalhadores e os vendedores que têm que se deslocar diariamente entre as cidades são igualmente punidos com essas tarifas pesadas.


É evidente que a implantação das concessões melhoram as estradas e trouxeram mais segurança. É tarefa adequadamente transferida ao setor privado. O que se questiona é o valor abusivo praticado em São Paulo, sete vezes maior, em média, que o estabelecido pelo Governo Lula para as rodovias federais. É compromisso do pré-candidato Mercadante rever legalmente essa questão.

2 comentários:

  1. Parabéns Professoe Newton,a sua explanação e argumentação sobre as responsabilidades desses aumentos abusivos foi brilhante, se tem algum culpado é o governo PSDB consequentemente o Zé Serra.
    "DILMA É O CAMINHO"

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  2. Obrigado Anderson. Espero que um dia possamos ter tarifas mais compatíveis com nosso bolso, como aquelas praticadas na rodovias federais administradas pela iniciativa privada. Grande abraço!

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