domingo, 20 de junho de 2010

URGE RECUPERAR A EDUCAÇÃO PÚBLICA EM SP

Cumprir metas não é algo que faça parte do universo do governo no estado de São Paulo. Estamos no 16º ano de PSDB à frente do principal estado da nação, que dia após dia diminui sua participação outrora gloriosa no cenário nacional. José Serra deixou o governo e não cumpriu mais de 40% das metas com que se comprometeu no Plano Plurianual de SP. Para um crítico tão severo do PAC do Governo Federal, o desempenho de Serra é desastroso e ainda há os que o defendem como “bom gestor”.

Atenho-me neste artigo ao pior legado do PSDB para nós paulistas: a aniquilação da qualidade da educação pública. Esse processo teve início há mais de duas décadas, quando o mesmo grupo político iniciava seu ciclo de governo no estado. Na época, o secretário de educação era o mesmo de hoje: Paulo Renato Souza, nomeado por Serra. Digamos que ele iniciou e agora voltou para sacramentar o desserviço prestado a três gerações de paulistas.

Como se não bastasse, ele foi também ministro de FHC, e marcou sua gestão pelo impedimento de expansão das universidades e escolas técnicas federais (Lei 9.649/98). A carência de profissionais que atrapalha o vertiginoso crescimento do Brasil de hoje está diretamente relacionada a essa ação irresponsável. Ela responde também pelas deficiências recentemente demonstradas pelos professores no exame feito pelo próprio secretário, já que foram formados, em larga escala, em desqualificadas faculdades privadas que proliferaram durante sua gestão no MEC. Parece ironia do destino, mas diz o ditado que quem planta, colhe!

Ainda bem que o presidente Lula corrigiu também aí os graves erros cometidos por FHC. Por meio da Lei 11.195/05, a União retomou a iniciativa de formar profissionais qualificados. Resultado: em oito anos, saltamos de 140 para 214 escolas técnicas, 16 novas universidades federais e 124 novos campi pelo interior do país, a maior expansão educacional alcançada por um governo em nossa historia republicana. Parece incrível, mas como o PSDB não aprende com seus erros, não se preocupa com nossa juventude e não vê a educação como política estratégica para o desenvolvimento e construção da cidadania, um deputado federal tucano de São Paulo fez de tudo para impedir a aprovação dessa iniciativa do presidente Lula na Comissão de Educação da Câmara. Felizmente, ele e seu PSDB foram derrotados pela maioria para felicidade geral da nação.

Voltando a São Paulo, onde a Educação regrediu em todos os aspectos, é lamentável que pais e mães olhem pra um filho que sai do terceiro ano do Ensino Médio tendo conhecimento equivalente ao do último ano do Ensino Fundamental. É triste verificar que toda uma trajetória profissional e de vida pode estar comprometida pelo tratamento inadequado dado pelos tucanos à principal política pública com a qual um governo deve se preocupar. Falo com a autoridade de quem, quando prefeito de São Carlos, aplicou 33% do orçamento municipal em Educação.

Mas há um alento para o progressivo caos educacional provocado pelo PSDB em São Paulo. Temos na pessoa do senador Mercadante uma esperança de reversão desse quadro. Isso é assunto para o próximo artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário