sexta-feira, 11 de junho de 2010

SÃO CARLOS E SUA POLÍTICA VITORIOSA PARA O IDOSO


Participei como convidado (foto acima) na manhã de ontem (10), da 1ª Conferência Municipal do Idoso realizada pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e do Conselho Municipal do Idoso. Com o tema “Idoso, Família e Políticas Públicas”, a conferência foi realizada no Instituto Cultural Ítalo Brasileiro (ICIB).

No evento, que foi aberto a toda comunidade e teve 400 participantes, foram analisadas e debatidas as propostas apresentadas durante as três pré-conferências que aconteceram nos dias 12, 17 e 19 de maio. É muito importante que São Carlos avance nessas políticas de inclusão social, especialmente numa conferência municipal dedicada ao idoso, pois aqui também foram abordados temas como ações para efetivação dos direitos da melhor idade, o papel da família e o da consolidação do direito do idoso, além do financiamento e orçamento que o município destina para a implantação dessas políticas.

Uma conferência como esta é um fórum legítimo e democrático, que objetiva definir as prioridades no atendimento das necessidades deste segmento em São Carlos, sendo um espaço para consulta, avaliação e preposição de políticas públicas.

Lembro com orgulho que foi em meu governo (2001/2008), que os idosos passaram a ter gratuidade a partir de 60 anos no transporte público municipal. Quero salientar que esta foi uma de muitas ações dentro da política pública implantada para o idoso na cidade. Na Fundação Educacional de São Carlos, a FESC, criamos um grande gama de cursos pela Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) nas áreas de saúde, cultura, esporte, lazer, cidadania e trabalho, tanto no campus 1 da Vila Nery como no campus 2 da Vila Prado.

Quero elogiar ainda o governo do prefeito Oswaldo Barba, que fará uma terceira unidade da UATI no bairro do Santa Felícia e que desde a gestão passada o governo municipal está construindo um Centro Esportivo da Terceira Idade no campus 1 da FESC, com um investimento de R$ 1,8 milhão do Governo Federal. Temos muitas conquistas para celebrar. Hoje, o Centro de Referência ao Idoso "Vera Lúcia Pilla" atende 350 idosos no Projeto Vida e Movimento, com atividades nas áreas esportivas e de saúde, além de cultura, lazer e cidadania.

Gostaria também de enfatizar que nossa determinação em criar uma política pública para o idoso veio de encontro com a sanção do Estatuto do Idoso por parte do presidente Lula. O governo brasileiro mostrou sua preocupação com o idoso ao adotar esta lei e em São Carlos nós procuramos oferecer programas nas Unidades de Saúde da Família ou nas Unidades Básicas de
Saúde que vão além do tratamento convencional, mas que também ensinam como é possível ter uma vida de qualidade neste período tão bonito da vida que é a melhor idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário