terça-feira, 29 de junho de 2010

CIDADE DA ENERGIA: UMA REALIDADE E SÃO CARLOS NA AGENDA NACIONAL

Esta união consolidou a Cidade de Energia em São Carlos, um projeto de vanguarda para o Brasil

Devemos guardar bem este 29 de junho de 2010. Trata-se de uma data histórica para a cidade de São Carlos. Com as presenças ilustres do ministro do Turismo, Luiz Barretto, e do secretário-geral do Ministério da Ciência & Tecnologia (MCT), Luiz Antônio Elias, foram liberados pelo Governo Federal R$ 19,7 milhões, que serão utilizados na primeira etapa das obras de infra-estrutura da Cidade da Energia. Essa fase consiste na duplicação de 7 km da rodovia vicinal Guilherme Scatena, acesso ao futuro empreendimento, que terá investimentos estimados em mais de R$ 80 milhões, numa parceria do Governo Federal, Embrapa, Prefeitura de São Carlos e Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos).

Num processo que teve início no ano de 2007, ainda sob a minha gestão e com continuidade agora no governo do prefeito Oswaldo Barba, São Carlos irá sediar um mega-projeto estratégico para o país e que colocará São Carlos em evidência, isto é, na vitrine no que se refere aos processos de produção das energias limpas e renováveis. Quando a Abimaq nos procurou há três anos, este sonho parecia distante, mas a determinação de São Carlos e de todos os parceiros envolvidos no projeto transformou ele em realidade.

O ministro Barretto, demonstrando mais uma vez numa visita a São Carlos todo o carinho do Governo Lula para com o município, disse que a Cidade da Energia fomentará o turismo de negócios na região. Já Luiz Antônio Elias, falando pelo MCT, confirmou que as parcerias entre União e municípios também são importantes para aproximar a população do conhecimento científico e citou como exemplo disso o projeto da Cidade da Energia. Para ele, trata-se de um projeto de inclusão social que, no futuro, será um instrumento de geração de emprego e renda para a cidade e toda a região central do estado de SP.

Quem acompanhou todo o processo que resultou na consolidação da Cidade da Energia em São Carlos sabe que ela mudará a história do município e de toda a região. Com isso, ganham todos nós! Gostaria de agradecer aqui, assim como fiz publicamente na cerimônia de hoje, tanto no Paço Municipal como na inauguração do escritório da Abimaq (que vai cuidar do passo-a-passo para a implementação do projeto) ao companheiro e amigo prefeito Oswaldo Barba, a Luiz Aubert Neto (presidente da Abimaq), Celso Casalle (diretor da Abimaq e grande sãocarlense), aos representantes do Governo Federal (ministro Barretto e secretário Elias) e, claro, aquele que, ao ser apresentado ao projeto, decidiu que ele sairia do papel e se tornaria uma realidade para o progresso do país, o nosso presidente Luís Inácio Lula da Silva. Viva São Carlos e viva o Brasil!

5 comentários:

  1. Boa Tarde prof. Dr. Newton Lima e ex-prefeito de São Carlos. Meu nome é Cleber sou aluno de doutorado em Física pela UFSCar (área = transporte eletrônico em nanoestruturas) o meu mestrado foi voltado para área de polímeros condutores e que podem ser utilizados como células solares e consequentemente para a utilização em conversão de energia solar para elétrica. O que vemos é que no Brasil ainda há uma distância grande entre a pesquisa de base e a aplicação nas indústrias bem como a utilização dessas descobertas pela população. Porque devo acreditar que a cidade da Bioenergia poderá encurtar esta via entre a universidade e a população em geral? E a cidade da Bioenergia não foi apenas um "artifício" político...?

    ResponderExcluir
  2. ...continuando a última questão, é que recentemente foi dito que a AGRISHOW foi confirmada por tempo indeterminado a continuar em Rib. Preto e ao meu entender a vinda deste evento estava vínculada com a cidade da Bioenergia. E é fato que há uma pessoa (que eu não gosto da forma de política dela) - vide outdoors - dizendo inúmeras coisas sobre a cidade da Bioenergia, por isso a minha questão. Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Murim, tudo bom? Grato pelos comentários. A Cidade da Energia irá encurtar esta via entre a universidade e a população em geral pq será uma grande show room (mundial, inclusive) do que é produzido nas universidades e já com aplicação/comercialização pela indústria ligada ao setor de energia. A Cidade na Energia não foi artifício político, pq o projeto é da Abimaq, uma entidade apolítica, além dq o processo começou no ano de 2007 e não em 2008, que foi ano eleitoral. A Agrishow não está necessariamente vinculada à Cidade da Energia, pois é um evento privado, de responsabilidade da Abimaq tb. Segundo as últimas informações oficiais, a feira ficará mais quatro anos em Ribeirão Preto, podendo ser renovado ou não o prazo. Ok? Ah, gostaria de dizer que admiro muito o pessoal do DF/UFSCar. Vcs são um orgulho para toda a comunidade científica nacional. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Muita obrigado por seus esclarecimentos, isto só aumenta a minha admiração por sua carreira, tanto acadêmica quanto política (ao meu ver incontestável). Abraços e felicidades!!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado vc Murin pelos comentários. Abração!

    ResponderExcluir