terça-feira, 6 de abril de 2010

FICHA LIMPA JÁ!!!


Os rumos da política nacional podem começar a mudar amanhã (7/4), quando deverá ser votado o projeto Ficha Limpa na Câmara dos Deputados.
Com quase 1,7 milhão de assinaturas, torço pela aprovação desse projeto fundamental para o resgate da ética e moral da política nacional.

Nesta quarta-feira, o substitutivo que trata dos casos de inelegibilidade chega ao plenário pouco mais de seis meses após a Casa receber este Projeto de Lei de iniciativa popular.
O texto do substitutivo que será votado tem como principal base o PLP 518/09, Projeto da Ficha Limpa, proposto pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). O substitutivo, como a própria Constituição exige em seu artigo 14, parágrafo 9º, preza pela probidade administrativa a moralidade para o exercício do mandato eletivo, considerada a vida pregressa do candidato.

Todo o Brasil está de olho na votação de amanhã. Um dos pontos mais sensíveis do projeto foi contornado a partir do entendimento, tanto do MCCE quanto dos parlamentares, que a condenação se dará por um órgão colegiado. Mais que mostrar a disposição do Movimento para dialogar com os parlamentares, a alteração demonstra o esforço para a elaboração de uma lei que tem como objetivo principal tornar cada vez mais transparente o cenário eleitoral brasileiro.

Lançada em 2008, a campanha Ficha Limpa apresentou um projeto de lei sobre a vida pregressa dos candidatos, para criar critérios mais rígidos para o registro de candidaturas. Ela serviu de base para a retomada da discussão sobre os casos de inelegibilidades na política nacional.

6 comentários:

  1. Sou de São Carlos, e a cidade tem muito a agradecer ao Prof. Newton.
    Vc terá meu voto sempre, para qualquer cargo que se candidatar!!!
    Boa Sorte no domingo!!!
    Até lá!

    Daniela

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Daniela! Fico honrado pelo voto de confiança e pelo apoio. Vamos para a vitória amanhã. Abração!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Newton Lima ,pela vitória !Como você mudou a cara de São Carlos ,como Prefeito , nada mais justo que nos representar em Brasilia!

    ResponderExcluir
  4. Muito, mas muito obrigado Selma! Vou honrá-los em Brasília, fazendo o melhor por São Carlos, região e todo o nosso grande interior paulista. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo Newton lima foi com satisfação que votei em vc é de gente assim como você que o brasil está precisando parabéns pela vitória! Lourival de santa cruz das palmeiras, conte sempre com o nosso apoio!!abraço.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Lourival. Agradeço teu apoio e voto de confiança. Grande abraço a vc e todo o pessoal que nos recebeu sempre muito bem aí em SCP!

    ResponderExcluir