sexta-feira, 16 de abril de 2010

NÃO PODEMOS MAIS PENSAR NOSSAS CIDADES SEM COLETA SELETIVA


Estive no final da tarde de ontem (15) na inauguração pela prefeitura de São Carlos do novo prédio do Centro de Triagem de Materiais Recicláveis. Esta é mais uma conquista do prefeito Oswaldo Barba para a cidade. Através do trabalho conjunto da secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, da Coordenadoria do Meio Ambiente e da Coopervida/UFSCar, a coleta seletiva atinge hoje 80% de São Carlos e deve chegar agora a mais de 100 toneladas coletadas por mês com os novos incentivos anunciados neste evento.

Foi durante a minha gestão (2001/2008) que São Carlos implementou a coleta seletiva, através de uma parceria entre os o programas “Futuro Limpo” e “Economia Solidária”. A coleta começou efetivamente em 2002, mas um ano antes retiramos os catadores do lixão municipal, onde trabalhavam em condições desumanas. Todo o trabalho foi organizado e hoje São Carlos é uma das poucas cidades do país a incentivar financeiramente o trabalho dos catadores, que é vital para qualquer sociedade moderna e que preza o desenvolvimento sustentável, com respeito ao meio ambiente. É inconcebível pensarmos, hoje, em nossas cidades, sem modelos de coletiva seletiva

Quero destacar também
a homenagem feita a João Batista Baumgartner, professor da UFSCar que dá nome ao novo Centro de Triagem. Essa referência é mais do que merecida pelo trabalho de pesquisa que ele realizou na área de resíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário