terça-feira, 6 de abril de 2010

PARQUE TECNOLÓGICO DE 3ª GERAÇÃO


O pioneirismo sãocarlense na área da ciência, tecnologia e inovação não têm limites. Não bastasse a primeira incubadora de empresas de alto tecnologia brasileira ter sido criada na cidade em 1984 (o ParqTec), São Carlos assiste a implantação do primeiro parque tecnológico do país que, resultado de uma exitosa parceria público-privada combina, condomínios empresarial e habitacional conjugados e instalados em belíssima e aprazível área verde ambientalmente preservada.

Trata-se do Parque de 3ª geração “Eco Tecnológico Damha”, que credenciou-se, ao lado do também nosso “Science Park”, em resposta ao “Chamamento Público” que assinamos em 03/05/2006 como decorrência do protocolo firmado em 04/11/2005, no âmbito do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, a Prefeitura, a USP, a UFSCar, a Unesp e a Embrapa. O modelo gestado pelo grupo Damha é inédito no país. Para que ele pudesse chegar ao ponto de comercializar dois terços dos lotes já no seu lançamento nesta semana, foi preciso uma moderna e audaciosa visão de negócios tendo a frente o talento do engenheiro e empresário sãocarlense Anwar Damha e a vontade política do poder público.

Jogamo-nos de corpo e alma neste empreendimento e contribuímos, tenho certeza que decisivamente, com as ações de coordenação política, desenvolvimento urbano (Ricardo Martucci), viabilização de indispensáveis recursos financeiros para a implantação do edifício-sede e laboratórios comuns, e na definição como âncora, do projeto CITESC, desenvolvido pelas Secretarias de Saúde (Dirceu Barbano e Arthur Pereira) e de Ciência e Tecnologia (Emerson Leal e Yashiro Yamamoto) e coordenado pelo professor Glaucius Oliva do IFSC/USP – São Carlos.

Contando mais uma vez com valoroso apoio do governo do presidente Lula, levantamos R$ 12 milhões (Ministério da Saúde e Ministério da Ciência e Tecnologia) que contribuíram para que o Grupo Damha desse partida ao projeto de atrair empresas de base tecnológicas que colocarão em linha de produção as patentes de equipamentos e insumos médico-hospitalares desenvolvidos em nossa universidades.

Na cerimônia de lançamento comercial do empreendimento (22/03), o prefeito Oswaldo Barba reafirmou o compromisso do executivo municipal e seu empenho como acadêmico e prefeito em levá-lo adiante com sucesso. A tríplice aliança “poder público – universidade – empresa” triunfou mais uma vez em São Carlos e a prefeitura esteve à frente desse processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário