terça-feira, 6 de abril de 2010

SÃO CARLOS E O ANO DA EDUCAÇÃO

A escolha de 2010 pelo companheiro Oswaldo Barba, prefeito de São Carlos, como “Ano da Educação” é profundamente feliz. Sou suspeito para falar de educação, pois todos sabem que essa é a minha paixão, desde os tempos de professor, depois como reitor da UFSCar e prefeito municipal por dois mandatos.

Em São Carlos, encontramos uma educação sem rumo quando assumimos em 2001, professores desestimulados, uma merenda de qualidade questionável, escolas desequipadas e falta de vagas na educação infantil. Durante nossa gestão procuramos corrigir esses aspectos. Reformamos e construímos escolas, abrimos bibliotecas integradas por computador, criamos a Escola do Futuro e aprovamos o Estatuto da Educação, lei que valoriza o professor, o maior agente propagador da educação.

Ano a ano, elevamos o percentual do Orçamento Municipal com a educação formal chegando a 27,3%. Quando o assunto é a educação em todas as modalidades, alcançamos a invejável marca de 33% do orçamento. Investimos em qualidade na merenda escolar, por sinal premiada nacionalmente e reconhecida como uma das marcas de nossa gestão na área. Investimos também no carinho junto ao aluno, seja com seu uniforme e material escolar, ou então com a aproximação da escola de suas necessidades. Criamos projetos importantes como o Escola Nossa, que abriu as escolas às famílias nos finais de semana e saltamos de 2 para 17 bibliotecas na cidade.

Também trabalhamos na educação de jovens e adultos, com o EJA (Educação de Jovens e Adultos) e com o MOVA (Movimento de Alfabetização), além de investir na Escola de Governo, junto a Fesc (Fundação Educacional São Carlos), para qualificar o servidor municipal. Abrimos oportunidades para os portadores de necessidades especiais com a escola inclusiva. Nunca me contentei com pouco para São Carlos na área de educação, tanto que com o apoio do agora prefeito e então reitor Oswaldo Barba, do presidente Lula e da ex-ministra Dilma Rousseff, trouxemos o curso de medicina para a UFSCar e o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET).

Não posso esquecer de mencionar o apoio que recebemos sempre do Ministério da Educação, especialmente do ministro Fernando Haddad que pode comprovar em sua recente visita a São Carlos (26/03) que as ações na área educacional não param. O prefeito anunciou que comprou cinco novos ônibus para o transporte rural, 400 computadores –projetores multimídias e oito lousas digitais para o ensino fundamental. Teremos o boletim eletrônico que permitirá aos pais acompanharem o desempenho dos alunos na escola, as notas e a frequência e veremos serem construídas oito novas escolas de educação infantil. Outras 15 serão ampliadas e 315 professores foram efetivados.

Com essas ações, a prefeitura atenderá, ainda este ano, 100% da demanda de vagas de alunos de 4 e 5 anos, antecipando-se à resolução proposta pelo Governo Federal que torna o ensino obrigatório a partir dos 4 anos, em 2016. Para 2012, a intenção é atender 80% da demanda em creches. Parabéns, educador, reitor e prefeito Oswaldo Barba pela iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário