quinta-feira, 3 de setembro de 2009

ABRAÇO MARCOU ASSINATURA DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DO PROJETO "VIVA O BROA"


* Ministro Luiz Barretto (Turismo) anunciou R$ 1 milhão para
obras de saneamento básico na orla de Itirapina da represa

Na manhã do último sábado (29), o ministro do Turismo, Luiz Barretto, prestigiou a assinatura do consórcio intermunicipal do projeto “Viva o Broa”, o qual tenho a honra de coordenar. O compromisso foi firmado entre os prefeitos das três cidades envolvidas no projeto – Oswaldo Barba (São Carlos), Omar de Oliveira Leite (Itirapina) e Antônio Benedito Salla (Brotas).

O evento foi realizado junto à orla da represa, em Itirapina, onde um “abraço” na represa foi realizado simbolicamente por mais de 200 estudantes das redes públicas de ensino das três cidades, selando o acordo, inédito em seu modelo no país, e que prevê a conjunção de medidas preventivas, corretivas e de revalorização para reverter a espiral da degradação ambiental, social e econômica, observada na represa do Broa e nos ecossistemas nativos do seu entorno, devido ao mau uso dos recursos naturais.

Tenho convicção que, ao se alterar o atual quadro de impactos, será possível alavancar e otimizar as atividades de lazer e projetar o turismo ecológico e sustentável em área de grande potencial. O ministro do Turismo, Luiz Barretto, fez questão de conhecer pessoalmente os detalhes do projeto e revelou uma curiosidade. Por coincidência, ele passou parte da minha infância e adolescência nadando e pescando nas águas do Broa. Barreto anunciou que o Governo Federal irá investir recursos da ordem de R$ 1 milhão para que o prefeito de Itirapina, Dr. Omar, possa iniciar as obras de saneamento básico na região do balneário Santo Antônio, que possui grande densidade de chácaras próximas à orla da represa, quase todas com fossas negras.

Complexo, o projeto prevê entre outras ações a revitalização do balneário Santo Antônio, segurança viária e nos acessos à represa, educação ambiental para moradores e usuários da represa, ações integradas de turismo ecológico e educativo, rastreamento de áreas satélite com potencial turístico (exemplo: Lagoa Dourada).

REPRESA DO BROA – A represa do Lobo, mais conhecida como Broa, foi construída em 1936 com o objetivo de geração de energia elétrica e passou, de forma simultânea, a ser procurada para turismo. Com um espelho d’água de 35 km2 , o Broa ainda é o reservatório artificial menos poluído no estado de São Paulo, segundo dados do Instituto Internacional de Ecologia de São Carlos. Apesar de se situar na divisa dos municípios de Itirapina e Brotas, 75% das pessoas que frequentam a represa são provenientes de São Carlos. Esta é, segundo o prefeito Oswaldo Barba, a justificativa mais importante para o envolvimento da cidade no projeto “Viva o Broa”.

4 comentários:

  1. Muito boa a matéria Newton. Estou inscrevendo o seu blog em meus favoritos (http://www.aevr.zip.net). Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Blog, caro professor Newton
    Forte Abraço
    Ronco

    ResponderExcluir
  3. Querido Marcos, saiba que você foi o primeiro a comentar em meu blog. Que satisfação! Espero que se torne um frequentador assíduo dele, companheiro. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Sérgio, te agradeço as palavras e também por publicar sempre meus artigos e nossos releases junto à comunidade de Ribeirão Bonito e região. Forte abraço!

    ResponderExcluir