quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O ABRAÇO AO BROA

Orla da represa do Broa na altura da praia do Balneário Santo Antônio (Itirapina)

O projeto “Viva o Broa!” teve no dia 20 de junho uma agenda muito proveitosa. Na companhia dos prefeitos Sala (Brotas), Dr. Omar (Itirapina) e Oswaldo Barba (São Carlos), estivemos visitando os “dois lados” da Represa do Lobo, recepcionando a delegação do Ministério do Turismo designada pelo ministro Luiz Barreto para ouvir as demandas das três cidades e conhecer “in loco” o projeto de revitalização desse nosso querido destino de lazer, recreação e turismo.

A delegação, chefiada pelo assessor do ministro João Paulo Rillo, pode conhecer a exuberância do Broa, constatar os problemas que levarão a represa à morte dentro de poucos anos e tomar contato com as diretrizes gerais do projeto que busca sua revitalização a partir da concepção de desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentado.

Naquela ensolarada mas fria manhã, pudemos todos ver a orla tomada pela alga macrófita que se alimenta da matéria orgânica poluidora, provocando a queda da quantidade de oxigênio dissolvido na água pela eutrofização.

Os dirigentes do ministério nos disseram que há chances concretas de financiamento do projeto por parte dos diferentes programas do governo federal. Isso por duas razões centrais: mérito (preservação ambiental e turismo sustentado) e peso institucional (articulação dos três municípios amparada na lei dos consórcios públicos).

Ressaltaram ainda que, em função da filosofia pró-ativa e abrangente definida pelo presidente Lula para o Ministério do Turismo na sua criação, coube a este órgão receber o projeto pela sua natureza e coordenar sua viabilização com recursos de várias pastas. Assim seja! Para que cheguemos a um final feliz, é preciso trabalhar duro. Já foram nomeados pelos respectivos prefeitos os integrantes do Grupo de Trabalho. Temos uma agenda apertada para ouvir todos os envolvidos e receber contribuições.

Como norte, queremos chegar a um documento preliminar até o final de agosto. E vamos levá-lo à consideração dos prefeitos, entregando-o numa cerimônia a ser realizada na orla da represa, com muita gente dando-se os braços. Será um abraço amigo, simbolizando nosso amor pelo Broa e nosso esforço conjunto para salvá-lo. Viva o Broa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário