segunda-feira, 21 de setembro de 2009

CIDADE VERDE

“Esse projeto a gente sabe como começa mas, pela sua importância para o Brasil, não sabe como termina”. Com essas palavras, proferidas na reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Comdes) de São Carlos na última quarta-feira (16), o presidente da Abimaq, Luiz Aubert Neto, resumiu o pensamento dos fabricantes de máquinas e equipamentos sobre o papel estratégico que a Cidade da Energia desempenha. Focada em energias limpas e renováveis, o empreendimento que nasceu da parceria com a Prefeitura de São Carlos, Embrapa e Governo Federal, será uma grande parque de exposições permanente dos produtos, processos e equipamentos envolvidos nas diferentes plantas de geração de energia alternativa, associado a um centro de pesquisas e capacitação sobre o tema.

Para por a Cidade da Energia em pé, uma vez que o terreno e a infraestrutura já estão asseguradas pelo prefeito Oswaldo Barba e pelo presidente Lula, caberá à Abimaq captar os recursos necessários. Para tanto, seu presidente anunciou na mesma reunião que estão avançadas as tratativas com a Petrobras e a Vale Energia, além da Wobben e Inpsa no setor de energia eólica.

As perspecativas, de fato, são muito promissoras. Em função das mudanças climáticas, o mundo vem acelerando o passo para diminuir a emissão de gás carbônico e substituir gradualmente o peso da energia fóssil na matriz energética mundial. Nesta mesma semana, a Comissão Européia para Energias Renováveis recomendou medidas mais severas nessa direção, em especial aos países desenvolvidos, propugnando a redução das taxas de importação que dificultam a comercialização do etanol brasileiro.

E para nossa região, que impacto positivo terá a Cidade da Energia? Hoje, é impossível calcular. Mas é fácil perceber que ao transformar-se gradualmente em cidade-pólo brasileira das energias renováveis, São Carlos estará no epicentro mundial da difusão das tecnologias associadas à sustentabilidade ambiental e promoverá incrementos significativos nos setores de turismo, comércio, serviços, imobiliário e acadêmico. Quem sabe, depois de passarmos pelas etapas de Cidade Sorriso, Athenas Paulista, Cidade do Clima, Capital da Tecnologia, Capital do Conhecimento, não nos transformemos em Cidade Verde?!

*****

PINGOS NOS IS: Na reunião do Comdes, o presidente da Abimaq expôs os motivos que levaram a entidade a rever a decisão de instalar a Agrishow em São Carlos. Fundamentalmente, disse ele: “A decisão deve-se, exclusivamente, aos impactos da crise financeira no setor de máquinas e equipamentos, inviabilizando os investimentos programados para a instalação da feira na Cidade da Energia. Para não comprometer a realização do evento, ela foi mantida em Ribeirão Preto”.

2 comentários:

  1. Olá Newton!
    É verdade que o Presidente Lula virá em São Carlos semana que vem?
    Belo post, parabéns pela conquista da Cidade da Bioenergia!

    ResponderExcluir
  2. Li sobre isso na imprensa local, Ricardo. Creio ser apenas especulação, pois quando um chefe de estado vai a uma cidade, como o presidente Lula fez em minha gestão, no lançamento das obras do Hospital-Escola Municipal, há uma grande preparação institucional e logística 15 dias antes precedendo a visita. São poucas as exceções. Abraço!

    ResponderExcluir