domingo, 13 de setembro de 2009

CENTRO DE CONVENÇÕES

Projeto Cidade da Energia, em São Carlos

Quando, na reforma administrativa da Prefeitura de São Carlos em 2001, transferimos a atividade do turismo da então Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Lazer para a pasta do Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, o município começou a construir sua política pública na área. Sabíamos que o turismo precisava ser visto pelo governo e pela sociedade com uma dimensão maior, estimuladora da economia e geradora de empregos.

Trabalhamos duro, de mãos dadas com os empresários locais, instituições e em associação com municípios da região para elevar nosso potencial de atração de visitantes para se hospedarem e consumirem na cidade. Com apoio do Conselho Municipal de Turismo, rearticulado em nossa gestão, um conjunto extenso de ações foram levadas a cabo para que nosso turismo, vocacionado em negócios e eventos, chegasse à condição de ser reconhecido como destino indutor e estar incluído nos roteiros do Ministério do Turismo.

As parcerias com o Convention Bureau Terras Altas e a Chapada Guarani foram essenciais nesse sentido. E a indispensável ajuda do Governo Federal, também nesta área, foi decisiva para alavancar esta estratégica atividade econômica municipal. Foram cerca de R$ 5 milhões que o governo Lula destinou a São Carlos até 2008, o que nos permitiu pavimentar a estrada de acesso à Represa do 29 (com a colaboração de emenda do deputado Lobbe Neto), instalar a sinalização turística, recuperar a estrada de acesso à Fazenda Pinhal, duplicar o acesso ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia, requalificar a Praça Coronel Salles e garantir recursos para o Centro Regional de Capacitação para o Turismo, para o São Carlos Exposhow e para a 1ª e 2ª etapas do Boulevard São Carlos, além de recursos para a Festa das Nações e o Show de Natal em 2008.

E os recursos não param de chegar. Com aportes que somam R$ 3,1 milhões, anunciados pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto, em sua recente visita à região, São Carlos concluirá seu Boulevard (3ª etapa), embelezando a Baixada do Mercado. Brotas melhorará ainda mais o turismo de aventura no rio Jacaré-Pepira e Itirapina dará início à coleta de esgoto no Balneário Santo Antônio, primeira etapa do projeto intermunicipal de preservação ambiental e turismo sustentável “Viva o Broa”.

Mas e o que dizer do Centro de Convenções, equipamento essencial para incrementar ainda mais nosso turismo de feiras, congressos e exposições científicas e de negócios? A resposta começou a ser dada nesta semana pelo prefeito Oswaldo Barba e pelo presidente da Abimaq, Luiz Aubert Neto. São Carlos ganhará um Parque de Exposições na Cidade da Energia, que deve se inaugurado com a 1ª Feira da Energia Limpa e Renovável e o 1º Congresso Internacional de Energia Limpa e Renovável. A partir daí...

Nenhum comentário:

Postar um comentário